Grupo de consumidores que uma empresa deseja atender, o público-alvo é formado por pessoas com características em comum, como faixa etária, classe social, poder de compra e comportamento.  

É bem improvável que um negócio tenha sucesso tentando satisfazer as necessidades de todo e qualquer consumidor. Por isso, definir qual o tipo de cliente que você quer conquistar para a sua loja é tão importante para aumentar suas vendas.

Segmentando e conhecendo seu público é muito mais fácil conseguir fidelizá-lo, já que saberá quais as estratégias mais eficientes para oferecer aquilo que seu cliente deseja e busca. Quer saber mais sobre como definir seu público-alvo? Confira nossas dicas!

Faça a segmentação do seu público

A estratégia de vendas de um negócio precisa apostar em ações efetivas. Uma das etapas fundamentais para conquistar o sucesso é segmentar o público-alvo, ou seja, dividir seus consumidores em grupos com necessidades, preferências e comportamento de compra semelhantes.

Essa divisão pode ser feita seguindo alguns critérios, dentre eles estão: idade, sexo, grau de escolaridade, profissão, gostos pessoais, personalidade e estilo de vida. A partir dela é mais fácil identificar os produtos que terão melhor aceitação em sua loja e desenvolver estratégias mais assertivas para aumentar suas vendas e, consequentemente, seu lucro.

Colete informações do seu consumidor

Você pode estar se perguntando “mas, baseado em que eu faço essa segmentação?”. A resposta é simples: na coleta de dados sobre o mercado e sobre o seu cliente.

Se você revende bijuterias e acessórios de alto padrão, por exemplo, deve ler publicações que falem sobre esse mercado e o tipo de consumidor que o sustenta, para identificar com que tipo de público deve falar e qual a melhor forma de abordá-lo.

Para conhecer melhor o seu cliente, uma boa dica é elaborar formulários e pesquisas. Com eles você pode coletar dados pessoais (como nome, idade e profissão) e também descobrir gostos, como o tipo de produto que ele compra com mais frequência e o seu estilo de peça preferido.

Faça uma análise do lifestyle do seu público-alvo

Entender as escolhas dos consumidores é um ponto que impacta no número de vendas. Por isso, inclua no trabalho de definição do público-alvo um estudo sobre estilo de vida e tendências de moda.

Saber como suas peças podem ser úteis no dia a dia do seu cliente e conhecer o que está em alta no mercado em cada momento ajuda na escolha de mercadorias que você coloca à venda e também faz com que você ofereça o produto certo para cada consumidor.

Busque a fidelização do seu cliente

A segmentação de público-alvo faz com que sua loja atenda de forma mais satisfatória o consumidor, o que aumenta as chances de conquistar sua fidelidade.

Para ter um público fiel, planejar e realizar ações de pós-venda é importantíssimo. Estabelecer com o cliente uma relação e se antecipar aos seus desejos e necessidades garantem o aumento de vendas e o sucesso da loja.

Usar e-mails e aplicativos de mensagens para saber da satisfação do consumidor depois de uma compra, avisá-lo sobre o lançamento ou a chegada de um produto que possa interessá-lo e para oferecer a ele uma oferta especial são ótimas formas de manter um relacionamento próximo e aumentar suas oportunidades de vendas.

Agora que você já sabe como definir e atender seu público-alvo, assine nossa newsletter e receba diretamente na sua caixa de e-mail outras dicas sobre o mercado de revenda de bijuterias e acessórios de alto padrão.