Você tem os melhores produtos, de qualidade superior e design diferenciado, mas sabe como vendê-los? A venda é uma arte, e seus passos devem ser bem executados para que a pessoa interessada feche o negócio. Pensando nisso, qual é a melhor forma para abordar um cliente?

Para ajudar você a ter sucesso nas vendas, selecionamos, neste post, algumas boas dicas. Continue a leitura para aprender mais!

1. Construa uma imagem de sucesso

A escolha de produtos de boa procedência já é o primeiro passo rumo a uma venda: se você é capaz de atestar a qualidade de um item e sabe do poder que ele tem, já ganha segurança para vender. No entanto, um bom produto, ao contrário do que se costumava dizer, não se vende sozinho. Aí entra o seu talento!

Construa uma imagem que combine com seu produto, vista-se para a ocasião e comporte-se de forma a convidar seu cliente para a compra. Aja com educação, seja acessível e ajude a pessoa a conhecer o que você vende, mas tome cuidado para não ter uma atitude invasiva.

2. Conheça bem o cliente

Quando você pensa no seu negócio e cada vez que escolhe novos itens para vender, tem em mente um comprador ideal, correto? Entender os hábitos, o estilo, as vontades e os problemas dessa pessoa é essencial para você converter a venda, pois sua abordagem vai responder diretamente aos desejos dela.

Comportar-se desse modo transmite aquela ótima sensação que você já deve ter sentido alguma vez, a de que o vendedor leu os seus pensamentos, fazendo com que comprasse exatamente o que estava procurando.

Pense, ainda, que conhecer bem o seu cliente garante não apenas uma venda, mas também a fidelização — quem é bem atendido sempre volta — e até mesmo a indicação de mais consumidores para a sua marca.

3. Adapte-se ao perfil do comprador

Depois que você conhece um cliente, precisa analisar qual é o perfil que ele tem para compras. Veja alguns tipos de potenciais consumidores e como lidar com eles:

Analítico

Gosta de saber todas as informações nos mínimos detalhes. Para esse cliente, explique tudo muito bem e não deixe dúvidas. Ele precisa conhecer todos os detalhes para confiar em você e no seu produto para, enfim, fazer a compra.

Enérgico

Gosta de comprar e de fechar negócio. Se abusar de sua simpatia, sorrindo sempre, e procurar agradar, você ganha esse cliente com facilidade.

Agradável

É o consumidor “no stress”, que detesta pressão. Aproxime-se dele aos poucos, conquiste sua confiança pela emoção, mas vá com calma. Se esse comprador se sentir pressionado, você pode perdê-lo.

Ao fazer essa análise de tipo de pessoas e usá-la para traçar sua estratégia de vendas, você vai atingir em cheio os seus potenciais clientes.

4. Construa um relacionamento duradouro

A relação que você começou ao abordar um cliente não deve acabar com a venda finalizada. Construa um relacionamento duradouro com seus compradores e mantenha um cadastro atualizado com nome, data de aniversário, interesses e outros dados pessoais que permitam que você os procure novamente para futuras vendas e lançamentos de produtos.

Ainda, mostre que você está disponível para ajudar a pessoa em outras ocasiões e que, sempre que ela quiser alguma novidade, poderá contar com você.

Abordar um cliente pode não ser fácil para muita gente, mas, seguindo essas dicas, com certeza ficará cada vez mais natural para você trabalhar com o atendimento. E, claro, a sua conversão de vendas vai melhorar muito!

E você? Como fazia suas vendas até aqui? Tem alguma outra ideia? Comente no post e converse com a gente!