Com tanta concorrência no mercado, encontrar boas ações de marketing para lojas está cada vez mais difícil. As campanhas devem ser idealizadas para incentivar o relacionamento com os clientes e criar um conceito diferenciado da marca. Mas não se preocupe! Basta conhecer bem o perfil do seu público para virar o jogo. 

As estratégias promocionais devem ser o princípio de um trabalho baseado em confiança, bom atendimento e produtos de qualidade. Dessa forma, torna-se mais fácil agregar valor ao negócio a partir de um olhar diferenciado dos compradores. Amplie seus canais de comunicação e ganhe vantagens competitivas no segmento. 

Quer saber mais sobre o assunto? Vamos mostrar 4 ações de marketing para aumentar as vendas de sua loja. Acompanhe:

1. Invista em redes sociais

Atualmente, a maioria das marcas atinge o consumidor por meio de páginas na internet. É indispensável investir em redes sociais para alcançar um bom número de engajamento com o público-alvo. Além de servir como um canal direto de comunicação, ferramentas digitais, como Facebook, Twitter e Instagram, auxiliam nas pesquisas de mercado sobre a aceitação dos produtos. 

Como existe vasta oferta de informação nas redes, você precisa encontrar os pontos fortes da marca e a linguagem ideal para se destacar. Crie campanhas interativas que despertem a expectativa dos compradores. Por exemplo, antes do lançamento de um novo produto, poste as informações em etapas como parte de uma estratégia de relacionamento.

Outra medida que costuma fazer muita diferença é a produção de conteúdo relevante em diferentes nichos de estilos. Lembre-se de que o interesse das pessoas deve representar a criação de um conceito sobre os valores e o posicionamento da loja.  

2. Crie programas de fidelização

Fazer com que o cliente considere sempre sua marca é a situação ideal para impulsionar as vendas. Por isso, ações de marketing centralizadas no processo de fidelização se tornam essenciais na hora de conquistar o público. Quando o consumidor acredita no conceito da loja, automaticamente passa a enxergar o valor agregado dos acessórios e se disponibiliza a investir com frequência. 

Tenha em mente que é preciso desenvolver uma série de campanhas de fidelidade para chamar a atenção sobre o assunto. Use a criatividade e a informações do perfil do comprador na hora de montar um cronograma de ações efetivas. Veja as principais sugestões:

  • programa de pontos;
  • voucher de desconto;
  • tratamento no pós-vendas;
  • sistema de indicações.  

3. Monte um calendário 

De nada adianta investir em temporadas promocionais se os benefícios não chegarem até o público. É indispensável criar uma programação que surpreenda a todos. Anunciar descontos quando os concorrentes também estão em saldão pode não trazer o efeito esperado em longo prazo.

Sendo assim, prepare com antecedência um calendário anual com datas pontuais para incentivar as vendas. Um planejamento financeiro detalhado será seu principal aliado na hora de organizar as ações sem prejudicar nenhuma área do negócio.

Outra questão que faz muita diferença é o monitoramento de resultados durante as ações. Calcule tudo cuidadosamente para conhecer melhor o perfil do cliente e preparar um cronograma assertivo com campanhas eficientes. 

4. Ofereça amostras de produtos

Quando uma novidade chega ao mercado, os consumidores costumam aumentar o interesse de compra ao ter o primeiro contato com o produto. A grande vantagem está relacionada à decisão final na hora de priorizar o que levar para casa. Além de ser extremamente funcional, oferecer uma experimentação gratuita desperta a reciprocidade como um gatilho mental. 

No entanto, antes de iniciar uma promoção com amostras, estude bem o objetivo da ação e os impactos financeiros em longo prazo. Para conhecer melhor a funcionalidade da campanha, faça um plano de pós-vendas em que o contato com o público seja retomado com avaliações posteriores e benefícios exclusivos. 

Agora você já sabe como impulsionar suas vendas com ações de marketing para lojas. Siga nossas dicas e monte um cronograma eficiente. Além de apostar em estratégias para conquistar os consumidores, também se torna essencial monitorar o funcionamento de cada campanha e estudar o real impacto no número de vendas.

Lembre-se: o diferencial está em trabalhar com foco em surpreender o cliente.   

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