Quando o assunto é moda, dá, sim, para dizer que “tudo que vai volta”! De tempos em tempos, os ciclos fashion repaginam tendências marcantes de outros tempos, que retornam carregadas de nostalgia. 

É o que vem acontecendo nos últimos meses: Cada vez mais, encontramos muita coisa vinda direto da moda dos anos 90, época em que o grunge e o punk estavam em alta. Usando essa releitura atual, é possível adaptar tendências e criar um visual super antenado.

Ficou curiosa? Então, conheça algumas tendências que estão de volta!

1. Óculos com lentes coloridas

Ah, os óculos escuros… Eles são capazes de mudar qualquer visual e dar um ar mais fun ou sofisticado, dependendo do modelo e estilo. E se os espelhados dominaram os últimos meses, agora, as famosas lentes coloridas dos anos 90 começam a tomar espaço do mundo da moda.

Primeiro, foram as amarelas e, depois, vieram as rosas e as azuis, que têm aparecido nos principais perfis de Instagram voltados a tendências — ainda mais que a Dior chegou marcando a tendência com seus novos modelos deste ano, não é mesmo?! 

2. Chokers

Na moda dos anos 90, existia choker de tudo quanto era estilo: as com conchas, para o público surfista, as de spikes, mais parecidas com coleiras, para os góticos, e as que imitavam tatuagem, populares entre as adolescentes.

Agora, a tendência, que ressurgiu com tudo no fim do ano passado, toma ares mais clássicos. As chokers foram parar, inclusive, em desfiles de alta costura. Oscar de La Renta investiu no romantismo; já Balmain levou a tendência a extremos, usando chokers que se assemelhavam a correntes de guerreiros, durante a coleção da primavera.

Fora das passarelas, podemos encontrar versões mais delicadas, inclusive em veludo molhado ou em strass. É uma das tendências que funciona para todos os estilos.

3. Sapato mule

O mule tem um estilo todo específico e próprio, deixando os calcanhares à mostra. Direto dos anos 90, ele voltou em uma releitura cheia de estilo após os desfiles da Gucci e sua versão fluffy, com pelinhos.

O modelo clássico tem salto, mas nem por isso deixa o conforto e a praticidade de lado, podendo ser utilizado até no trabalho! Porém, também é possível encontrar, nas últimas coleções, modelos com bico fino e um pouco mais de altura, perfeitos para ousar em ocasiões especiais.

4. Mom jeans

Houve tempo em que quanto mais baixa a cintura, melhor. Vide Christina Aguilera, com suas calças de cós baixíssimo, lá pelos anos 2000. Mas, agora, a clássica cintura alta da moda dos anos 90 voltou aos poucos e com melhorias — ainda bem!

Aliás, junto com ela, a mom jeans reapareceu. Esse clássico noventista é uma modelagem de cintura alta menos seca e de corte reto. Capaz de garantir um toque mais despojado a qualquer look, pode ser utilizada até com camiseta branca. Uma dica de styling que funciona bem para o modelo é dobrar a barra, uma estratégia perfeita para evidenciar os sapatos.

5. Conjuntinhos 

Por fim, uma tendência que vem ganhando espaço de novo é a de usar conjuntinhos. Mas ainda bem que não são mais como os dos anos 90, em spandex neon, não é mesmo?!

A moda, ao se reiventar, pode ser sempre melhor, e as novas versões de conjuntos vêm, agora, em combos de top e saia repletos de classe e sensualidade, ou na combinação de jaquetas e blusas, garantindo um ar moderno ao look.

Essas são algumas das principais tendências de moda dos anos 90 que estão voltando. Encontrou alguma que já está no seu guarda-roupas ou que você pretende adotar? Aproveite que está por dentro das novidades e inspire suas amigas compartilhando este post nas redes sociais!