No mercado da moda, o que não faltam são ofertas de variados produtos, tanto em estilo quanto em qualidade. Mas se existem inúmeras opções, o que faz com que uma pessoa prefira escolher roupas e acessórios de outra revendedora, e não os seus? E muitas vezes pagando duas ou até três vezes o preço?

A resposta está na marca do seu negócio. Na verdade, o segredo está na gestão dela, ou no branding, forma como essa prática é conhecida.

E você se quiser entender o que é branding e como essa tática pode te ajudar a diferenciar seus produtos dos da concorrência, continue a leitura!

A importância do conceito de marca

Para podermos explicar o que é branding, antes, é preciso deixar claro o que é marca (ou brand, em inglês), já que os conceitos são inter-relacionados.

Quando um produto é criado, ele tem uma função específica para suprir determinada necessidade, que é algo considerado racionalmente pelo comprador. A marca, por sua vez, é criada para convencer o cliente a partir do aspecto emocional.

Por serem semelhantes entre si, os produtos não se destacam naturalmente uns dos outros, residindo aí a importância da marca, que procura transmitir sentimentos em relação ao produto. Se pensarmos no ramo da moda, aspectos como elegância, status e luxo, por exemplo, são sempre lembrados.

É o valor agregado aos produtos o que os torna especiais para o cliente e estratégicos para as empresas.

O branding como proposta de valor

Agora que você sabe a importância da marca, fica mais fácil entender o conceito e a importância do branding, ou seja, da gestão de marcas.

Essa gestão envolve um conjunto de ações planejadas que, ao serem aplicadas de maneira eficiente, influenciam na maneira como o consumidor se relaciona com e percebe a sua empresa. Trabalhando com um branding bem estruturado, há mais chances de que o cliente passe a ver a sua marca do jeito como você gostaria que ele a interpretasse.

O branding é a identidade da sua empresa, que precisa ser única em todos os pontos de contato, gerando uma experiência única para o consumidor. Podemos dizer, então, que o branding é, na verdade, a percepção do público em relação à sua marca, e não o que você gostaria que ela fosse.

E é essa percepção que, ao estar bem consolidada, permite que você cobre mais pela experiência e pelo status proporcionado.

O branding no mundo da moda

Uma prova da importância do branding é a utilização impecável dessa estratégia por grandes marcas do mundo da moda. Conheça dois exemplos bem-sucedidos:

Louis Vuitton

Louis Vuitton é conhecida por ser uma marca de luxo poderosa. Você pensa em bolsas e malas, e certamente as letrinhas “L e V” já aparecem em sua mente. Agregando valor à marca com a proposta de que cada lugar traz uma experiência incomparável, a empresa confere aos produtos dela um status de elegância.

Para a gestão da marca e dessa sensação de experiências diferentes pelo mundo, a Louis Vitton possui lojas com arquitetura e produtos diferenciados em cada país. A ideia é que compradores sejam surpreendidos durante as visitas, nunca se sentindo exatamente no mesmo estabelecimento.

 

Chanel

Não precisamos dizer que a marca Chanel é o reflexo de sua criadora. Coco Chanel era uma mulher poderosa, irreverente e independente. E é exatamente isso o que a marca deseja passar hoje. Ou seja, quando alguma mulher adquire um produto Chanel, ela está dizendo o quão segura de si e autossuficiente ela é.

Agregando essa sensação e status de poder aos seus produtos, a Chanel garante uma imagem única e cobiçada que permite que a empresa consiga  cobrar mais por seus produtos, que são famosos no mundo todo.

 

Entendendo o que é branding, você que é revendedora precisa ter cautela ao escolher as marcas com as quais vai trabalhar, uma vez que elas dirão muito sobre cada uma das suas vendas. Portanto, sempre opte por nomes já consolidados no mercado, que, além de transmitirem uma imagem de qualidade e sucesso, ainda permitirão maiores lucros.

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