Uma das melhores maneiras de garantir o sucesso da sua loja online é conhecer muito bem o perfil do cliente. Você deve observar essa questão atentamente, pois uma comunicação direcionada para o público certo pode trazer muitas vantagens.

Ao saber com quem está falando, é possível criar estratégias de marketing que realmente dão resultados. Você consegue apostar em promoções e brindes que atraiam clientes e melhora a forma de se comunicar, sabendo investir nos produtos ideais para conquistar seu consumidor.

Não sabe por onde começar? Então, confira a seguir alguns passos que vão ajudar você a conhecer melhor o perfil de seus clientes.

Como identificar o perfil do cliente?

O primeiro passo para conhecer o perfil do cliente é coletar o máximo de informações sobre ele: nome; idade; profissão; hobby ou passatempo preferido; número de filhos (se tiver); estado civil; e marcas prediletas — no caso de moda e acessórios, é importante saber qual o estilo e se costuma acompanhar tendências.  

Faça bom uso do cadastro, mas anote também detalhes que for descobrindo através de contato com o próprio cliente. Em seguida, imagine o seu consumidor ideal — aquele que mais se interessa pelo seu produto. Pense nele como uma pessoa real e coloque no papel tudo o que você sabe sobre ele. Isso irá nortear suas futuras ações de comunicação e marketing.

Como o seu cliente lida com promoções e campanhas?

Cada pessoa lida de maneira diferente com as promoções e campanhas criadas pelas marcas. Alguns clientes preferem esperar uma boa promoção para realizar suas compras, enquanto outros a fazem independentemente da ocasião.

É importante conhecer essa dinâmica de compras de seus clientes para definir a sazonalidade das promoções e para verificar se o único motivo para eles efetuarem as compras está sendo a redução de preços.

Campanhas online também merecem a sua atenção, pois é importante investigar o que funciona bem para o seu público, ou seja, observar como o cliente costuma reagir a essas ações. A partir disso, você deve superar as expectativas dele.

Qual é a recorrência de compras dos clientes?

Se você tem uma loja de acessórios online, precisa identificar se as ações estão sendo bem-sucedidas — isto é, se estão convencendo os seus clientes a fecharem a conta.

Nesse sentido, é importante que você investigue as seguintes questões: o que faz o cliente encher o carrinho e acabar desistindo da compra? Será que ele está com dificuldade de navegar pelo site? Será que ele optou pela concorrência? Quais os fatores determinantes para que isso acontecesse?

Como o cliente encontrou seu negócio?

Já se perguntou alguma vez como o seu cliente chegou até você? Saiba que essa é uma boa maneira de averiguar se as suas estratégias estão funcionando e também de conhecer os lugares — virtuais ou não — que o seu cliente frequenta.

Por exemplo, se você ganhou mais clientes após uma personalidade publicar uma foto nas redes sociais usando um acessório da sua loja, já é um indício dos hábitos de consumo de seu cliente e do tipo de informação que ele costuma consumir na internet.

Já se convenceu da importância de conhecer o perfil do seu cliente? Pense nisso como a elaboração de um plano para desenvolver estratégias que, de fato, vão gerar resultado para o seu negócio. Você não vai se arrepender e ainda vai ganhar seguidores engajados e que amem a sua marca!

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