Uma dúvida que muitas mulheres tem é quanto aos nomes dos colares que vemos em revistas, blogs, televisão.  São tantos modelos diferentes no mercado, que ficamos até confusas na hora de procurar por um modelo específico.

Pensando nisso, selecionamos os tipos mais comuns e tendências para você aprender a diferenciá-los e ficar ainda mais antenada na moda. 

Maxi colar / Statement necklace

Esse é o colar escolhido pelas que gostam de sair do comum, perfeito para quem gosta de dar aquele “up” na produção. De tamanho médio a grande e cheio de informação, o statement necklace chama a atenção, funcionando quase como uma estampa. Por esse motivo, ele é perfeito para usar junto com uma peça de roupa mais basiquinha ou lisa.

Um exemplo prático é a hora de montar o look despojado. Vale combinar um colar mais grosso e escuro com camiseta branca, saia mídi escura e tênis — para quem é do conforto — ou salto — para quem não abre mão desse item.

As principais tendências aqui são os colares feitos em detalhes de aparência pesada, como cordas, franjas, correntes e pedras escuras.

 

Gargantilha  / Choker 

Com a volta da moda ‘90s, as gargantilhas ganharam outro nome, mas elas nunca deixaram de aparecer por aí, mas agora ganham versões mais moderninhas e arrumadas. E não precisam ser grudadas no pescoço, viu? apenas próximas a ele.

Por ser uma peça que fica rente ao pescoço e a nuca, a choker fica ótima com blusas e vestidos tomara-que-caia ou com as mangas ciganinhas — especialmente as maxi chokers, super tendência — chamando a atenção para a área acima do colo. Devem ser usados com cautela por pessoas que tem pescoço mais curto, pois tendem a diminuir ainda mais seu tamanho.

Cuidado ao usar esse tipo de acessório. E, quando falamos em cuidado, não quer dizer que não deva ser usado, tá? Há espaço para a choker em todas as ocasiões. O que vai determinar o bom gosto é o seu material. Deixe as de tecido para ambientes descontraídos, ou para usar durante o dia e, para aquelas que exijam dress code, invista nas que tenham brilho e pedrarias.

 

Colar longo / Pendant necklace

São os colares mais alongados, geralmente mais fininhos e com pingentes variados. Ao ser usado nas produções, o colar longo, com cordão fino e um pingente médio na ponta, vai dar volume na área do busto sem chamar muita atenção, alongando a silhueta.

 O comprimento deles varia e podem ser combinados com outros modelos de colares, mais curtos, médios ou de mesmo comprimento. Esse tipo de colar fica perfeito com looks que tenham ou decote canoa ou a gola alta, nesse caso ele ficará responsável por dar aquele “quê” a mais, sabe? Não há regras para coordenar o mix de colares aqui. Então se joga!

 

Colar de corrente / Chain necklace

Sim, são os tradicionais colares de correntes. Eles estão super alta e podem ser dos mais variados tamanhos e cores.  O que nos permite montar várias combinações, unindo uma corrente mais grossa com outras fininhas por exemplo.

Aqui, trazemos duas versões que são super tendência! 

 

Independentemente da roupa e do colar, o importante é se sentir bem com o look que escolher!

Se você curtiu este post sobre os tipos de colares e quer saber mais sobre moda e acessórios, siga-nos no Facebook e no Instagram! Estamos sempre atualizados com dicas e looks!

Colares Mariana Dias