Você sabe o que é um brand lover? A tradução do termo é fanático por marcas e como o próprio nome entrega, estes são aqueles clientes que gostam tanto de um produto ou marca que estão sempre dispostos a saber de novidades e advogar a favor, apresentando seu negócio para outras pessoas de forma espontânea.

Mas afinal, como engajar os clientes a esse ponto? Não é tão difícil quanto parece. Preparamos um guia com cinco passos para você colocar em prática e estourar em vendas. Acompanhe a seguir e entre em ação:

1. Tenha um planejamento de pós-vendas

Uma das obrigações para ter sucesso ao trabalhar com revendas é conhecer seu público e a sua jornada de consumo: como ele chega até seus produtos, o que o leva a comprar e como é sua relação com o pós-venda? Tendo esses dados em mente, comece a traçar um planejamento para o pós-venda.

Faça uma pesquisa para descobrir como foi a experiência dele com seu produto ou serviço e, de repente, incentive o uso de hashtags por meio de sorteios ou descontos em compras futuras.

Programe também o disparo periódico de e-mails, utilizando os dados para indicar ofertas que sejam de seu interesse – para quem trabalha com moda, é interessante selecionar produtos de um mesmo estilo ou tendências similares. 

2. Seja eficiente nos canais de atendimento

Hoje em dia, independente dos hábitos de consumo do seu público, todos almejam um atendimento personalizado e eficiente. Tente responder dúvidas e comentários o mais rápido possível.

Para gerenciar melhor seu tempo, monte um FAQ com as principais dúvidas dos clientes e escreva respostas para usar como base, contendo todas as informações necessárias em cada tópico. Mas tome o cuidado para não cair em um padrão, robotizando o atendimento.

3. Use o Stories a seu favor

Quer criar um relacionamento mais próximo e engajar os clientes? Uma boa tática é planejar conteúdo para o Stories do Instagram, que permite que as pessoas respondam e comprem diretamente pelas mensagens.

É possível mostrar novidades ou mesmo criar promoções especiais para manter o interesse. Crie uma frequência e poste conteúdo de relevância para o seu público. Pode ser interessante pesquisar tendências ou mostrar como combinar peças que estão em alta no segmento de moda, por exemplo.

4. Ofereça soluções

Em vez de simplesmente ofertar os produtos, busque soluções — antes ou depois da venda! Ouça o que os clientes têm a dizer e pense em como solucionar os problemas deles.

Caso haja reclamações, não seja negligente. Encontre um meio-termo que funcione para ambas as partes e sobretudo dê muita atenção ao problema apresentado.

Crie conteúdos ensinando como harmonizar seu produto e os envie antes mesmo que os clientes sintam necessidade, antecipando-se à demanda ou dando dicas de utilidade pública, como no seguinte exemplo.

5. Aproxime os clientes

Crie grupos no WhatsApp ou Facebook para levantar discussões sobre temas relacionados a sua área e também para estimular as vendas, gerenciando um ambiente de troca de ideias entre a marca e os consumidores.

Aproveite que o Facebook tem priorizado páginas que criam grupos, aumentando o alcance de suas publicações!

Outra forma de aproximar os clientes e, consequentemente, engajá-los, é organizando pequenos encontros. Caso sua marca seja pequena, feche parceria com outras que possuem o mesmo posicionamento. 

Por exemplo, se você trabalha com a revenda de acessórios, encontre marcas de roupas ou maquiagem que topem dividir os custos e aproveite para convidar os clientes mais fiéis. 

Colocando esses passos em ação, com certeza você conseguirá engajar os clientes mais facilmente e até mesmo criar brand lovers. Se você gostou das dicas, aproveite para acompanhar nosso Facebook e Instagram e receber esse tipo de conteúdo em primeira mão!